CAPÍTULO
20 Livro do Apocalipse de John Wesley
2. E ele prendeu o dragão – Com quem,
indubitavelmente, seus anjos eram agora lançados no abismo sem fim, assim como
finalmente "no fogo eterno". (Mateus 25:41) "Então dirá também aos que
estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos".
E o amarrou por mil anos – Que
esses mil anos não precedem, ou correm paralelos com os tempos da besta, mas
seguem totalmente com ela, pode manifestadamente aparecer:
1º. Das séries de todo o livro, representando uma série contínua de eventos.
2º. Das circunstâncias que precedem. A mulher dar a luz é seguido pelo atirar
o dragão do céu para a terra. Com isto, está relacionada a terceira calamidade,
por meio da qual, o dragão, através da besta, e com ela, enfurece-se
horrivelmente. Da conclusão da terceira calamidade, a besta é derrotada e
lançada no "lago de fogo".
Ao mesmo tempo, o outro grande inimigo, o dragão, deverá ser amarrado e
encarcerado.
3º. Esses mil anos trazem uma nova,
completa e duradoura imunidade de todos os males exteriores e interiores, cujos
autores estão agora removidos, e há uma afluência de todas as bênçãos. Mas, tal
tempo, a igreja ainda não viu. Portanto, ainda está para acontecer.
4º. Esses mil anos são seguidos pelos últimos tempos do mundo; com o deixar
satanás solto; que se junta com Gogue e Magogue, e com o arremessar a besta e o
falso profeta no "lago de
fogo". Agora, o acusar de satanás os santos no céu, sua ira sobre a
terra, seu aprisionamento no abismo, seu seduzir Gogue e Magogue, e ser lançado
no lago de fogo, evidentemente sucedem um ao outro.
5º. O que ocorre de (capítulo
20:11) "E vi um
grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu
a terra e o céu; e não se achou lugar para eles"; manifestadamente segue as coisas relatadas no capítulo dezenove. Os mil
anos vêm neste intervalo; uma vez que, se eles já passaram, nem o começo, nem o
fim deles cairiam dentro deste período. Em pouco tempo, esses que afirmam que
eles estão agora à mão parecerão ter falado a verdade. Entretanto, que todo
homem considere que tipo de felicidade ele espera nisto. O perigo não se situa
em manter que os mil anos já estão para vir; mas no interpretá-los, quer já
passado, ou vindouro, em um sentido grosseiro e carnal. A doutrina do Filho de
Deus é um mistério. Assim é sua cruz; e, assim é sua glória. Em todos esses,
eles é um sinal do que é falado contra. Felizes aqueles que acreditam e o
reconhecem em tudo!
3. E coloca um selo nele – Até onde estas expressões devem ser
levadas literalmente; até onde figurativamente apenas, quem pode dizer? Para
que ele não possa mais enganar as nações – Um benefício apenas é expresso aqui,
como resultado do confinamento de satanás. Mas quantas e grandes bênçãos estão
inseridas! Porque o grande inimigo sendo removido, o reino de Deus prossegue
seu ininterrupto curso em meio às nações; e o grande mistério de Deus, há tanto
previsto, é, por fim, cumprido; ou seja, quando a besta é destruída e satanás
amarrado. Este cumprimento aproxima mais e mais, e contém coisas da mais
extrema importância, o conhecimento do que torna cada dia mais distinto e
fácil. Neste meio tempo, é altamente necessário guardar-se contra a presente
ira e subterfúgio do diabo. Rapidamente, ele será amarrando: quando ele é solto
novamente, os mártires viverão e reinarão com Cristo. Então, segue-se sua vinda
na glória, e novo céu, nova terra, e nova Jerusalém. O abismo sem fim é
propriamente a prisão do diabo; mais tarde, ele é lançado no lago de fogo. Ele
não mais poderá enganar as nações, até que os "mil anos", mencionados antes (capítulo 20:2) "Ele
prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por
mil anos"; seja cumprido.
Então, ele deverá ser solto –
Assim, a sabedoria misteriosa de Deus permite.
Por um curto tempo – Pequeno
comparativamente: embora no todo, ele não possa ser muito curto, devido às
coisas a serem realizadas nele (capítulo
20:8, 9) "E
sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e
Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E
subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade
amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou"; deva levar um espaço considerável. Nós devemos brevemente esperar,
uma após a outra, as calamidades ocasionadas pela segunda besta, a colheita e a
vindima, o derramar dos frascos, o julgamento da Babilônia, a última ira da
besta e sua destruição, o aprisionamento de satanás. Quão grandes coisas essas!
E quão curto tempo! O que é necessário para nós? Sabedoria, paciência,
fidelidade, vigilância. Não é tempo de deliberando sobre nossos sedimentos.
Esta não é, se for corretamente entendida, uma mensagem aceitável para o sábio,
o poderoso, o honrado deste mundo. Ainda assim, isto que é para ser feito,
deverá ser feito: não existe deliberação contra o Senhor.
4. E eu vi tronos – Tais como são prometidos
aos apóstolos (Mateus 19:28) "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos
digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se
assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para
julgar as doze tribos de Israel". (Lucas
22:30) "Para que comais e bebais
à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze
tribos de Israel".
E
eles – Ou seja, os santos, a quem João viu, ao mesmo tempo (Daniel 7:22) "Até que
veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo
em que os santos possuíram o reino."; sentou-se junto a eles: e foi
dado julgamento a eles. (I Coríntios
6:2) "Não sabeis vós que os
santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois
porventura indignos de julgar as coisas mínimas?". Quem esses são, e
quantos, não é dito. Mas eles são distinguidos das almas, ou pessoas,
mencionadas imediatamente depois; e dos santos que já ressuscitaram.
E eu vi as almas daqueles que
tinham sido decapitados – Com um machado: assim a palavra original significa.
Um tipo de morte, que foi especialmente imposta em Roma, é mencionado para
todos.
Por causa do testemunho de Jesus,
e por causa da palavra de Deus – Os mártires foram, algumas vezes, mortos por
causa da palavra de Deus, em geral; algumas vezes, especialmente, por causa do
testemunho de Jesus: alguns, enquanto eles se recusaram a adorar ídolos;
outros, enquanto eles confessaram o nome de Cristo.
E aqueles que não adoraram a
besta selvagem, nem sua imagem – Esses parecem ser uma companhia distinta
desses que apareceram (capítulo 15:2) "E vi um como mar de vidro misturado
com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu
sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as
harpas de Deus". Esses não tinham conquistado,
provavelmente, em tais disputas como estas. Antes que o número da besta fosse
expirado, as pessoas foram compelidas a adorarem-no, através da mais terrível
violência. Mas, quando a besta "não
estava", eles foram apenas seduzidos,
nela, através da destreza dos falsos profetas.
E eles viveram – Suas almas e
corpos sendo re-unidos.
E reinaram com Cristo – Não sobre
a terra, mas no céu. O "reino
sobre a terra" é completamente diferente (capítulo 11:15) "E o sétimo anjo tocou a sua
trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a
ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre".
Mil anos – Deve ser observado,
que dois distintos mil anos são mencionados, através de toda esta passagem.
Cada um é mencionado três vezes: o mil anos, em que satanás é amarrado (capítulo 20:2; 3:7) "Ele prendeu o dragão, a antiga
serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos". "E ao
anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é
verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e
ninguém abre"; o mil, em que os santos deverão
reinar: (capítulo 20:4-6) " E vi tronos; e assentaram-se sobre
eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram
degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram
a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas
mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas
os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a
primeira ressurreição. Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
ele mil anos". O primeiro fim, antes do fim do
mundo; o ultimo alcança a ressurreição geral. De maneira que o começo e o fim
do primeiro mil antes é antes do começo e o fim do último. Portanto, como no segundo
verso (capítulo 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga
serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos",- a primeira menção do primeiro; assim no quarto verso (capítulo 20:4) "E vi tronos; e assentaram-se sobre
eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram
degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram
a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas
mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos"; à primeira menção do último, é apenas dito, mil anos, em outros
lugares, "os
mil anos", (capítulo 20:3,5,7) "E
lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais
engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja
solto por um pouco de tempo. (...)Mas os outros mortos não reviveram, até que
os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. (…) E, acabando-se os
mil anos, Satanás será solto da sua prisão"; ou seja, o mil mencionado antes. Durante o primeiro, as promessas
concernentes ao estado florescente da igreja, (capítulo 10:7) "Mas
nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o
segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos"; deverá ser cumprido; durante o último, enquanto os santos reinam com
Cristo no céu, homens e terra estarão despreocupados e seguros.
5. O restante dos mortos reviveram, não até o mil anos -
Mencionado no versículo 4 " E vi tronos; e assentaram-se sobre
eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram
degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram
a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas
mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos".
Terminarem – Os mil anos, durante
os quais satanás é amarrado, ambos no começo e no final muito mais cedo. O
pequeno tempo, e o segundo mil anos, começam ao mesmo tempo, imediatamente
depois do primeiro mil anos. Mas nem o começo do primeiro, nem do segundo mil
serão conhecidos para os homens sobre a terra, já que tanto o aprisionamento de
satanás quanto sua soltura são realizadas no mundo invisível. Observando esses
dois mil anos distintos, muitas dificuldades são evitadas. Existe oportunidade
suficiente para o cumprimento de todas as profecias, e aqueles que antes
pareceram entrar em conflito são reconciliados; especialmente aqueles que
falam, por um lado, de um estado mais florescente da igreja, como já para vir;
e, por outro, da fatal segurança de homens nos últimos dias do mundo.
6. Eles serão os sacerdotes de Deus e de Cristo – Portanto,
Cristo é Deus.
E
reinarão com ele – Com Cristo, mil anos.
7. E, quando o primeiro dos mil anos for
cumprido, satanás será solto de sua prisão – E, ao mesmo tempo, a primeira
ressurreição começa. Existe uma grande semelhança entre esta passagem e (capítulo 12:12) "Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos
que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira,
sabendo que já tem pouco tempo". No lançar fora o dragão, houve
alegria no céu, mas calamidade sobre a terra: de maneira quando da soltura de
satanás, os santos começam a reinar com Cristo; mas as nações sobre a terra são
enganadas.
8. E seguirá em frente, para enganar as nações nos quatro
cantos da terra – (ou seja, em toda a terra) – o mais diligentemente, como tem
sido por tanto tempo impedido, e sabe que ele tem pouco tempo.
Gogue
e Magogue – Magogue, o filho de Jafé, é o pai de inumeráveis nações do ocidente
em direção ao oriente. O príncipe dessas nações, das quais a parte maior
daquele exército consistirá, é denominada Gogue, por Ezequiel também "Filho do homem, dirige o teu rosto
contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e
profetiza contra ele".Ambos gogue e Magogue significam ao alto, ou o
erguer-se, um nome bem adequado tanto para o príncipe quanto o povo. Quando
este líder aterrador de muitas nações aparecer, então, seu próprio nome será
conhecido.
Para reuni-los – Ambos, Gogue e seus
exércitos. De Gogue, pouco mais é dito, como estando logo misturado com o
restante na carnificina comum. Apocalipse fala disto o mais brevemente, porque
tem sido tão especialmente descrito por Ezequiel.
Cujo número é como a areia do mar
– Imensamente numeroso: uma expressão proverbial.
9. E subiram sobre a largura da terra, ou região – Preenchendo
toda a largura dela.
E
circundaram o campo dos santos – Talvez, a igreja pagã, habitando em volta de
Jerusalém.
E a
cidade amada - Assim denominada igualmente (Eclesiastes
24:11 - Apócrifo) "E através do meu poder, eu tenho colocado sob meus pés os corações de
todos os grandes e pequenos: em todos esses, eu busco descanso; e habitarei na
herança do Senhor".
10. E eles – Todos esses.
Serão
atormentados dia e noite – Ou seja, sem qualquer intermissão. Estritamente
falando, existe apenas noite lá: não existe dia, nem sol, nem esperança!
11. E eu vi – Uma representação daquele grande dia do Senhor.
Um
grande trono branco – Quão grande, quem pode dizer? Branco com a glória de
Deus, dele que se senta sobre ele – Jesus Cristo. O apóstolo não tenta
descrevê-lo aqui; apenas acrescenta aquela circunstância, acima de toda
descrição. De cuja face, terra e céu fugirão – Provavelmente ambos o céu
imaginário e o estrelado; que "passarão
com um grande barulho". E não haveria lugar para eles – Mas eles foram
totalmente dissolvidos, os mesmos "elementos
derretidos, com fogo fervente". Não é dito, eles foram atirados em
grandes comoções, mas eles fugiram inteiramente; não, eles partiram de suas
fundações, mas "caíram em
dissolução"; não, eles se removeram para um lugar distante, mas não
foi encontrado lugar para eles; eles cessarão de existir. E tudo isto, não, a
um comando estrito do Senhor Jesus, não na sua presença terrível, ou diante de
sua indignação veemente; mas à mera presença de sua Majestade, sentando-se com
dignidade severa, mas adorável, sobre seu trono.
12. E eu vi o morto, grande e pequeno – De toda as épocas e
condição. Isto inclui, também, aqueles que sofreram uma mudança equivalente à
morte (I Coríntios 15:51) "Eis aqui vos digo um mistério: Na
verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados".
E
os livros – Juizes humanos têm seus livros escritos com pena e tinta: quão
diferente é a natureza desses livros! Foram abertos – Ó quantas coisas
escondidas virão para a luz; e quantas terão uma aparência completamente outra
do que tinham antes, aos olhos dos homens! Com o livro da Onisciência de Deus,
aquela da consciência, então, exatamente elevada. O livro da lei natural, assim
como da revelada, será, então, também disposto. Não é dito: Os livros serão
lidos: a luz daquele dia os tornará visíveis a todos. Então, especialmente,
cada homem conhecerá a si mesmo, e isto com a derradeira exatidão. Este será a
primeira, completa e imparcial história universal.
E um
outro livro – Em que são inscritos, todos que são aceitos através do Amado;
todos que viveram e morreram na fé e que é operada pelo amor.
O que
é o livro da vida foi aberto – Que tipo de expectativa haverá, então, com
respeito à questão do todo! (Malaquias
3:16 etc.) "Então aqueles que
temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e
ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e
para os que se lembraram do seu nome".
13. Morte e hades desistiram do morto que havia neles – A morte
desistiu de todos os corpos de homens; e o hades, o receptáculo das almas
separadas, desistiu, para ser re-unido aos corpos deles.
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