PORTANTO, SE VOCÊ ESTIVER APRESENTANDO SUA OFERTA DIANTE DO ALTAR E ALI SE LEMBRAR DE QUE SEU IRMÃO TEM ALGO CONTRA VOCÊ, DEIXE SUA OFERTA ALI, DIANTE DO ALTAR, E VÁ PRIMEIRO RECONCILIAR-SE COM SEU IRMÃO; DEPOIS VOLTE E APRESENTE SUA OFERTA. Mateus 5.23,24
Poucas tarefas são mais desafiadoras para um líder que a administração de conflitos. No decurso de sua carreira, ele depara com inúmeras ocasiões em que precisa resolver diferenças relacionais, filosóficas e metodológicas com outras pessoas. Ocasionalmente, essas diferenças podem levar a discórdias pessoais, e pode parecer que o oponente se tornou seu inimigo. Nesses momentos, as palavras de Jesus assumem significado especial.
No dia de Natal de 1957, o dr. Martin Luther King Jr. pregou um sermão na Dexter Avenue Baptist Church, em Montgomery, Alabama (EUA). Baseava-se exatamente neste texto, e o título do sermão era "Amando os inimigos". Nesse sermão, Martin Luther King sugeriu três modos de fazer isso.
Em primeiro lugar, precisamos desenvolver e manter a capacidade de perdoar. E perdão não significa ignorar o erro cometido contra nós: significa não permitir que o erro seja uma barreira em nosso relacionamento. De acordo com King, o perdão "é o catalisador que cria a atmosfera necessária para um novo começo".
Em segundo lugar, precisamos reconhecer que o erro cometido contra nós não representa inteiramente a personalidade da outra pessoa. Precisamos reconhecer que nosso oponente, como todos nós, possui características boas e más. Assim, devemos concentrar-nos nas boas qualidades dele.
Em terceiro lugar, não devemos ter por objetivo derrotar ou humilhar o oponente, mas conquistar sua compreensão e sua amizade. Esse tipo de atitude não brota de nós mesmos, mas de Deus, quando seu amor incondicional age em nós.
Como seguidores de Cristo e aprendizes de sua liderança, precisamos lembrar que quanto mais livremente perdoarmos, com mais clareza iremos demonstrar a natureza de nosso Pai celestial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.