Entrevista com Mathias Quintela de Souza Publicado em 19.01.2007
De que forma o ministério pastoral é impactado por encontros como o realizado em Rondonópolis?
Mathias - Um encontro como este é uma rica oportunidade para que os pastores se encontrem, se confraternizem, troquem idéias e reflitam sobre o ministério, como partes do Corpo de Cristo, sem barreiras denominacionais.
Que características do mundo pós-moderno impactam diretamente a igreja?
Mathias - O relativismo, o individualismo, o consumismo, o pluralismo, a secularização e a padronização do mundo globalizado. Os resultados, dentre tantos outros, é o enfraquecimento ético, o declínio da vida comunitária, a crise de identidade e o predomínio da competição no campo religioso sobre a afirmação dos valores das diversas tradições cristãs.
De que forma os cristãos devem se sobressair diante desta situação?
Mathias - As características acima mencionadas devem ser vistas não apenas como ameaças, mas como oportunidades para darmos a nossa contribuição para que as pessoas encontrem respostas para os seus anseios de valores permanentes, para as necessidades de vida comunitária que possibilite convívio humano significativo e comunhão real e para o desenvolvimento de uma individualidade sadia como seres humanos.
O senhor entende que os pastores e líderes estão sendo adequadamente preparados para os desafios dos dias atuais?
Mathias - Não. Geralmente os centros de treinamentos, principalmente os denominacionais, estão mais voltados para dar respostas às perguntas da modernidade, ultrapassadas para o mundo pós-moderno. Daí a importância da contribuição de organizações como o Instituto Jetro que vem despertando o interesse de líderes interessados em se prepararem melhor para estarem à altura dos desafios e oportunidades dos nossos dias. Percebe-se também um despertamento generalizado no meio evangélico para um treinamento de líderes que leve em conta tanto a autenticidade quanto a relevância.
O evento abordou uma liderança marcada pelo caráter, devoção, serviço, visão e competência. Alguma dessas marcas se sobressai ou tem uma importância maior na vida do líder?
Mathias - Todas essas marcas são importantes e estão inter-relacionadas na vida do líder. Mas o caráter é essencial. Ouvi um empresário dizer que muitos são contratados pelo que sabem fazer e depois são demitidos pelo que são. Por isso os servos de Deus, para serem aprovados, são duramente provados, como aconteceu com José do Egito, com Moisés, com Elias e com o próprio Jesus que, sendo Deus encarnado, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.
Sua palestra enfatizou a marca do serviço. Essa tem sido uma marca amplamente discutida até mesmo no mundo secular. Na sua avaliação, ela tem sido verdadeiramente a marca dos líderes cristãos?
Mathias - Dos líderes genuinamente cristãos, sim. Mas até para estes, a tentação de usar o poder para servir-se dele é muito forte. Manifestou-se no colégio apostólico quando houve entre eles acalorada discussão para saber quem era o maior. Muitos líderes têm caído nessa tentação. No meio evangélico brasileiro isto tem alcançado o nível do escândalo. Mas esses líderes não persistem. Revelam-se. Os bons líderes são usados por Deus; os maus líderes usam Deus para alcançar objetivos pessoais e de grupos. A autoridade de um líder é legítima quando ele identifica as necessidades dos seus liderados para servi-los. O mundo secular está descobrindo e praticando esse princípio. Portanto, o líder que começa bem, prossegue bem e termina bem é aquele que lava os pés dos seus irmãos.
De acordo com a percepção que o senhor teve do evento, através das perguntas feitas pelos participantes e as reflexões ali geradas, em qual dessas áreas os pastores e líderes apresentam ou percebem maiores dificuldades?
Mathias - Vida devocional. O problema do ativismo, que exaure, desgasta, estressa, só pode ser resolvido por uma vida devocional disciplinada, saudável, prazerosa. Quando buscamos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, as demais coisas são acrescentadas. Percebeu-se no encontro que todos concordam com isso, mas a prática tem sido insatisfatória.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com
URL: http://www.institutojetro.com/lendoentrevista.asp?t=0&a=804
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Marcas da liderança para os dias de hoje
Autor: Mathias Quintela de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.