6 Razões Principais Porque os Casamentos Acabam

Conscientize-se de 6 razões principais que minam o casamento, e resgate o amor fazendo-o forte o suficiente para vencer as armadilhas que levam ao divórcio.

Todo relacionamento humano precisa ser cultivado, alimentado e priorizado para que se mantenha forte e perdure no tempo. Caso contrário tal relacionamento estará fadado ao fracasso e terminará rapidamente deixando para trás um rastro de infelicidade, mágoas e ressentimentos. Esse princípio aplica-se a qualquer tipo de relacionamento humano sejam entre pais e filhos, amigos, namorados ou casais casados.

Em se tratando de casamentos o peso da responsabilidade de nutrir o relacionamento é ainda maior, pois na maioria das vezes, os efeitos serão sentidos por outras pessoas além do casal, como os filhos, por exemplo.

Os casamentos terminam por inúmeras "desculpas", mas as causas reais não mudam muito. As "desculpas" são as explicações que são dadas para o fim do relacionamento, já as causas são as atitudes que foram tomadas ou omitidas ao longo do relacionamento que culminaram na separação. A "desculpa" mais comum é: "O amor acabou". O amor não acaba assim, amor é um sentimento tão forte e poderoso que quanto mais se dá, mais se tem. Se o amor acabou algo foi feito, ou deixou de ser feito.

Eis algumas causas ou razões principais do porque os casamentos acabam:

1. Falta de respeito: esta é uma razão bastante complexa, por conta da sutileza com que a falta de respeito acontece, é aos poucos, nas pequenas coisas. Respeitar algo ou alguém significa ter em consideração, tratar com atenção. Deixar de considerar os sentimentos e as necessidades do cônjuge leva a falta de respeito, que poderá envenenar a relação com tal profundidade que destroem o amor.

2. Falta de diálogo: conversar é uma atitude característica dos bons relacionamentos, sejam eles quais forem. Onde não há diálogo acumulam-se frustrações, falsas expectativas e falta cumplicidade. O casal precisa esforçar-se para manter um diálogo, conversar sobre os mais diversos assuntos, nenhum dos dois possui uma bola de cristal para saber o que outro pensa e sente, é preciso que cada um diga o que prefere, sente e o que espera. Muitos desentendimentos poderiam ser evitados simplesmente se parássemos de achar que o outro tem obrigação de adivinhar aquilo que pensamos.

3. Falta de Amizade: a amizade precisa ser nutrida entre marido e mulher, um precisar afiar a confiança, onde um possa ter certeza que poderá contar com o outro para qualquer coisa. Para nutrir a amizade, haverá necessidade de deixar de ser extremamente crítico um em relação ao outro, priorizar as qualidades ao invés dos defeitos e ajudar a fortalecer as fraquezas, é isso que os amigos fazem uns pelos outros.

4. Falta de fidelidade: total fidelidade é imprescindível para manter o casamento, o casal deve nutrir a cumplicidade. Fidelidade não só no sentido de não adulterar, mas também no sentido de estar ao lado de seu cônjuge em qualquer situação. Não permitir que falem mal de seu cônjuge mostra sua fidelidade a ele, não ficar reclamando de seu marido ou esposa é outro exemplo de fidelidade. As diferenças entre o casal devem ser resolvidas entre o casal com a ajuda do Pai Celestial.

5. Falta de romantismo: namorar é essencial para manter o amor vivo entre o casal, beijar, andar de mãos dadas, demonstrar seu afeto e carinho. Até o mais durão dos seres humanos precisa saber que é amado, e demonstrações desse amor valem muito mais que palavras. Manter a vida sexual satisfatória para ambos também faz parte do processo de nutrir o relacionamento conjugal. O sexo, dentro dos laços do matrimônio, é aprovado e apoiado por Deus, serve para aproximar o casal e torná-los mais íntimos entre si.

6. Falta de bom humor: em um lar onde impera o mau humor, gritarias e brigas só pode ser o resultado de um relacionamento entre o casal onde falta bom humor. Rir juntos torna os fardos da rotina do dia a dia mais leves para ambos, e tal efeito será refletido nos outros membros da família.

Percebam que as principais razões porque os casamentos terminam são atitudes que deixamos de tomar, são coisas que faltam em nossos relacionamentos, e se faltam é porque deixamos de colocar. O amor não acaba simplesmente, nós é que deixamos de nutri-lo com aquilo que ele precisa para se manter forte e duradouro.

O principal é sabermos que nunca é tarde para resgatar o amor que está apenas adormecido, podemos voltar a nutri-lo e aos poucos ele se fortalecerá novamente, com a ajuda do Pai Celestial podemos tornar nosso casamento forte o suficiente para vencer as armadilhas que levam ao divórcio.


Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.

Marcadores

1º TRIMESTRE 2012 1º TRIMESTRE 2013 1º TRIMESTRE 2014 1º TRIMESTRE 2015 1º TRIMESTRE 2016 1º TRIMESTRE 2018 2º TRIMESTRE 2012 2º TRIMESTRE 2013 2º TRIMESTRE 2014 2º TRIMESTRE 2015 2º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2012 3º TRIMESTRE 2013 3º TRIMESTRE 2014 3º TRIMESTRE 2015 3º TRIMESTRE 2016 3º TRIMESTRE 2023 4º TRIMESTRE 2008 4º TRIMESTRE 2011 4º TRIMESTRE 2012 4º TRIMESTRE 2013 4º TRIMESTRE 2014 4º TRIMESTRE 2015 4º TRIMESTRE 2016 4º TRIMESTRE 2018 4º TRIMESTRE 2023 ABEL ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS AÉCIO NEVES AGENDA AGIOTAGEM ALEGRIA ALEXANDRE COELHO AMIGOS AMIZADE AMY WINEHOUSE ANCIÃO ANO NOVO ANTÔNIO GILBERTO APOLOGÉTICA APOSTOLO ARROGÂNCIA ATIVISMO ATOR AUGUSTUS NICODEMUS LOPES BABILÔNIA BIBLIOLOGIA BISPO BOLSONARO BRASIL C. H. BROWN CAIM CALVÁRIO CASAMENTO CHARLES HADDON SPURGEON CHARLES R. SWINDOLL CIRO SANCHES ZIBORDI CLAUDIONOR DE ANDRADE CÓDIGO DA VINCI COMENTÁRIOS COPA DO MUNDO CORDEIRO CORRUPÇÃO CPAD CRIANÇAS CRIME CRISTO CRITICAS CUBA DANIEL DENZEL WASHINGTON DEPUTADOS DESIGREJADOS DEVOCIONAIS DIÁCONO DILMA ROUSSEFF DINHEIRO DIVÓRCIO DONS ESPIRITUAIS DOUGLAS BATISTA DOUTOR EBD ECLESIASTES EDUCAÇÃO ELIAS ELIENAI CABRAL ELIEZER DE LIRA E SILVA ELIEZER RODRIGUES ELINALDO RENOVATO ENTREVISTA ENVELHECER EPÍSTOLA DE TIAGO EPÍSTOLAS ESCATOLOGIA ESCOLA DOMINICAL ESEQUIAS SOARES ESTUDOS EUNÁPOLIS EVANGELHOS EVENTOS ÊXODO EXPOSITIVO F FÁBULAS FAMÍLIA FARSA FÉ E OBRAS FEMINISMO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FESTA FILHOS FILIPENSES FILMES FORNICAÇÃO FOTOS GENESIS GEREMIAS DO COUTO GLOBO GOMORRA GRATIDÃO HERESIAS HERNANDES DIAS LOPES HERRY POTTER HOMILÉTICA HOMOSSEXUALIDADE HUMILDADE ILUSTRAÇÕES ÍMPIOS INCLUSÃO INFRAESTRUTURA INIMIGOS INIMIZADE INVESTIGAÇÃO ISRAEL JAIR JEAN WYLLYS JEJUM JOHN ANKERBERG JOHN WELDON JORDÃO JOSÉ GONÇALVES JOVENS JUSTOS LARRY WILSON LAVA JATO LEIS LIBERALISMO LIÇÕES BÍBLICAS LIDERANÇA LÍNGUA LITICA LUCAS LUIS INÍCIO LULA DA SILVA MAGNO MALTA. MAIO LARANJA MANDAMENTOS MAR VERMELHO MARCHA PARA JESUS MARCHISMO MARCO FELICIANO MARCOS MARIA MARINA SILVA MARIO SALES MARK BROWN MARTA MARTINHO LUTERO MENSAGENS MESTRE MOISÉS MULHER MUSICA MYLES MUNROE NAMORO NAMOROj NATAL NELSON NED NETO GUERRIERI NORBERT LIERTH NOTÍCIAS NOVELAS OBREIROS ÓDIO OPERAÇÃO ORAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS OSTENTAÇÃO PARÁBOLA PASCOA PASTORAIS PERDÃO PETROBRAS PETROLÃO PILATOS POLICIA POLITICA PORNOGRAFIA PREFEITOS PREGADORES PRESBÍTERO PRESIDENTE PROFETAS PROSPERIDADE PROTESTO PROVAÇÕES PROVÉRBIOS REFLEXÕES REFORMA REINALDO AZEVEDO RELIGIÃO RENATO BROMOCHENKEL REYNALDO ODILO ROMANOS SABEDORIA SACERDOTES SALMOS SALVAÇÃO SAMUEL F.M. COSTA SAMUEL VIEIRA SANTIFICAÇÃO SEGURANÇA SELEÇÃO BRASILEIRA SENADOR SÉRIES SERMÃO DO MONTE SERMÕES SEXO SEXUALIDADE SILAS DANIEL SILAS MALAFAIA SILAS QUEIROZ SODOMA TEMOR TEMPERAMENTOS TENTAÇÃO TEOLOGIA TESTEMUNHO TRABALHO VEREADOR VIDA CRISTÃ VIDEOS VINDA DE CRISTO VIOLÊNCIA WANER GABY WARREN WIERSBE WILLIAM MACDONALD XUXA