As leis morais de Deus são aquelas leis que são baseadas na natureza de Deus. O próprio Deus é o padrão absoluto de justiça. Visto que as leis morais refletem sua natureza e caráter, elas são “imutáveis e irrevogáveis, mesmo pelo próprio Deus”.2
Visto que a natureza moral de Deus não muda e não pode mudar (Ex. 3:14; Is. 41:4; Hb. 1:11, 12), as leis que são baseadas nessa natureza são absolutas. Elas são perfeitas, universalmente obrigatórias, e eternas.
Qualquer idéia que a lei moral de Deus é arbitrária ou baseada em algo fora de si mesmo é anti-bíblica. Sabemos que a lei moral de Deus é baseada em seu caráter moral, pois os atributos de Deus são aplicados a essa lei.
A Bíblia diz que Deus é perfeito (Dt. 32:4; Mt. 5:48). Ela declara que “a lei do SENHOR é perfeita” (Sl. 19:7). Jesus disse que “ninguém há bom senão um, que é Deus” (Mc. 10:18). Paulo disse, “sabemos que a lei é boa” (Rm. 7:12). As Escrituras ensinam que Deus “somente é santo” (Ap. 7:12). Paulo declara em Romanos que “a lei é santa” (Rm. 7:12). “A lei é espiritual” (Rm. 7:14) e como tal é procedente do Espírito de Deus (Jo. 4:24), e traz as marcas de seu caráter… Porque o Senhor é justo (Sl. 116:5, 129:5; 145:17; Esdras 9:15; Jr. 12:1; Lm. 1:18; Dn. 9:7, 14), ele instrui os pecadores no caminho e ama as obras justas (Sl. 11:7; 25:8)… Outros atributos de Deus que são aplicados à lei são justiça (Sl. 25:8-10; Pv. 28:4-5; Zc. 7:9-12), verdade (Sl. 25:10; 119:142, 151; Ap. 15:3), fidelidade (Sl. 93:5; 111:7; 119:86) e pureza (Sl. 119:140)”.3 Visto que a lei moral de Deus é baseada em seus atributos imutáveis perfeitos, qualquer idéia de que ela era para Israel somente, ou para uma dispensação anterior, é anti-bíblica.
A lei moral de Deus é resumida nos Dez Mandamentos (o Decálogo). O número dez na Escritura indica plenitude ou completude. Assim, os Dez Mandamentos representam o padrão ético inteiro dado à humanidade por toda a Bíblia. A antiga prática Presbiteriana e Puritana de categorizar as várias estipulações éticas e as leis sob diferentes mandamentos como expressões de cada mandamento, é de fato bíblica. Em Êxodo 32:15 somos informados que as tábuas de pedra foram escritas nos dois lados. Embora Deus não tenha dado uma revelação completa ao homem, ao dar os dez mandamentos e escrever nos dois lados das tábuas, ele deixou muito claro ao seu povo que nada era para ser adicionado pelo homem à sua lei moral. Como um sumário representando o todo, os Dez Mandamentos são perfeitos e completos.
Não sabemos o porquê os Dez Mandamentos foram escritos sobre duas tábuas de pedra. Os antigos comentaristas criam que a primeira tábua apresentava o dever do homem para com Deus, enquanto a segunda prescrevia o dever do homem para com outros homens. Porque descobertas recentes com respeito aos antigos pactos-leis médio-orientais têm revelado que duas cópias da lei-códigos eram feitas, uma para o rei e outra para o povo, alguns comentaristas modernos crêem que cada tábua continha uma cópia completa dos Dez Mandamentos. Êxodo 32:16 registra que as tábuas e a escrita sobre as mesmas foram obra de Deus. A Bíblia diz que elas foram escritas pelo dedo de Deus (Ex. 31:18). Deus enfatizou o fato que ele é o fundamento e o autor da lei moral. O fato que Deus escreveu a lei com seu próprio dedo na pedra ensina que a lei é perpétua e pretende instilar em nós quão seriamente Deus toma sua lei. “Isso era provavelmente uma indicação simbólica que a lei nunca poderia ser exterminada, que a lei moral é eternamente válida”.4
A Lei Moral - Brian Schwertley
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1
Fonte: Extraído de God's Law For
Modern Man, Brian Schwertley
1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em agosto/2007.
2 A. A. Hodge, The Confession of Faith: A Handbook of Christian Doctrine Expounding the Westminster Confession (London: The Banner of Truth Trust, 1992), p. 249.
3 Bahnsen, Theonomy in Christian Ethics, pp. 143-145. Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
www.monergismo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.