O PRINCÍPIO DA CIRCUNSTÂNCIA
“Nunca permita que uma situação tenha mais valor do que um relacionamento”
O que você faria se tivesse uma chance na vida de realizar seus sonhos, crescer e assumir o lugar na elite de sua profissão, tornando-se um campeão? E o que aconteceria se apenas uma pessoa se colocasse entre você e sua meta? E se este única pessoa fosse sua irmã?
Foi esta a situação que Serena Willians enfrentou. Se você é um aficionado do tênis, sabe sobre as irmãs Venus e Serena Willians. As meninas que cresceram juntas como irmãs e tornaram-se as duas mais excelentes tenistas do ranking feminino. Todavia, a mais velha (Venus) sempre vencia sua irmã (Serena). Venus era o entrave para que Serena tornasse a melhor na sua profissão. O que vale mais, uma situação ou uma relação?
Venus e Serena não escolheram ser irmãs. A maioria de nós não tem como escolher quem faz parte da família. Mas podemos escolher a maneira de tratar nossa família. Decidimos se alimentamos ou negligenciamos os relacionamentos familiares. E sejamos sinceros: toda família tem alguém que coloca os relacionamentos à prova. A maneira como vamos tratar essas pessoas também é uma escolha a ser feita. Muita gente espera que os relacionamentos sejam fáceis. É muita ingenuidade. Basta pensar nos votos do casamento para perceber que sinalizam que a vida será difícil e que podem ocorrer situações de concorrerão para uma separação: tristeza, pobreza, doença, tempos difíceis. A questão é: quando estes momentos difíceis chegarem, o que será mais importante? A situação ou a relação?
Manter um relacionamento forte é uma questão de decisão. Uma das razões pelas quais o índice de divórcio é tão alto é que muita gente se casa sem um compromisso firme de nunca permitir que qualquer situação seja mais importante que o relacionamento. Toda vez que alguém coloca a situação na frente do relacionamento, isso acontece pela seguinte razão: criou-se uma falta de perspectiva. É preciso lembrar que gente é sempre mais importante que coisas. Bens, cargos, poder e sucesso... tudo isso vai passar.
COMO MANTER A SITUAÇÃO NA PERSPECTIVA MAIS APROPRIADA?
Para não perder a perspectiva e se prevenir do erro de permitir que a situação se torne mais importante que o relacionamento, você pode fazer varias perguntas a si mesmo:
- 1. Será que enxergo a situação como um todo ou só vejo as coisas ruins?
- 2. Será que associo a situação como um todo com as coisas ruins que me acontecem?
- 3. Esta circunstância é pontual ou tornou-se recorrente?
- 4. Sou capaz de mostrar o meu amor incondicional durante as situações mais difíceis?
- 5. Será que faço muita tempestade em copo dágua?
Como saber se está fazendo muita tempestade em copo dágua? Há umas perguntas que ajudam este diagnóstico:
- a. Com que freqüência você fica tenso ou irritado?
- b. Com que freqüência você levanta a voz quando conversa com alguém e discute uma situação de diferença de opinião?
- c. Você costuma brigar pelo que é certo ou para manter sua autoridade?
Se estas coisas acontecem cm certa freqüência, sua perspectiva pode estar equivocada. Estar constantemente agitado não é uma maneira saudável de viver, nem desenvolve ou mantém relacionamentos saudáveis.
Livro: Vencendo com as pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.