Jó 1:1: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal"
Nós damos crédito demais ao diabo muitas vezes nas provas da vida. Se algo ruim acontece a nós, somos rápidos em culpar Satanás.
Jó 1:1 diz que Jó era “íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal”. Jó é muito considerado na Escritura. Ele é conhecido como temente a Deus.
No entanto, Jó 1:8 diz: "Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?". Note que Deus apontou Jó. Foi Deus que disse a Satanás que ele podia fazer o que quisesse, exceto matar Jó.
Alguns versos depois vemos Jó no fundo do poço. Sua terra desapareceu, todos os seus filhos morreram, e Jó perdeu tudo, menos a sua esposa. Você pode imaginar o estado emocional, espiritual e físico que afetou Jó.
No capítulo 1, Jó nos mostra como lidar corretamente com as provações.
1. Jó correu imediatamente para Deus.
O versículo 20 diz: "Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou"
Parece que quando os problemas surgem em nosso caminho, corremos para longe da presença do Senhor. A pior coisa a fazer é tentar passar por esta batalha sem andar com o Senhor. Pense nisso, os problemas virão ao nosso caminho, não importa o quê, mas só Deus pode confortar você de uma maneira que ninguém ou nada mais pode.
2. Jó aprendeu a aceitar essa provação
O versículo 21 diz: "e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor"
Note que apesar de ter sido difícil de aceitar, Jó sabia que o que foi feito estava feito, e ele aprendeu a viver com isso. Estava tudo nas mãos de Deus.
3. Jó permaneceu fiel.
O versículo 22 diz: "Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma"
Quando estamos passando por provações, precisamos permanecer fiel às coisas de Deus. Quando começamos a olhar para trás, podemos nos transformar em uma estátua de sal como a mulher de Ló. A pior coisa que podemos fazer é fugir de Deus quando as coisas estão difíceis. Quando voltamos, culpamos a Deus quando Ele está provando a si mesmo através de nós. Quando estamos passando por provações, precisamos permanecer na igreja, continuar orando e lendo nossas Bíblias, continuar ganhando almas, investindo em outros, dízimo, ofertando às missões, e assim por diante. Você nunca sabe quem pode ser salvo porque você permaneceu fiel.
Nunca sabemos quando as tempestades surgirão em nosso caminho, mas uma coisa eu sei, eu prefiro atravessar as tempestades com Deus do que sem ele.
Pr. Aldenir Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.