2 Reis 17:28 - "Veio, pois, um dos sacerdotes que eles tinham transportado de Samária, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor"
Duas vezes neste capítulo diz: "Eles temiam ao Senhor, e ...". Você pode pensar que isso seria ótimo, o povo de Deus, finalmente, começou a temer o Senhor. No entanto, quando você olha para os versos, ele diz que eles temiam ao Senhor e serviam a seus próprios deuses. Ele diz que eles temiam ao Senhor e faziam para si sacerdotes.
Quando você olha para estas declarações, você pergunta como eles poderiam dizer que temiam ao Senhor. Estas declarações parecem se contradizer até que você volta ao versículo acima onde ele afirma que havia um sacerdote que "lhes ensinou como deviam temer ao Senhor". O problema foi que as pessoas estavam fazendo o que era ensinado por este sacerdote. Quem quer que fosse este sacerdote, ele perdeu uma ótima oportunidade de ensinar essas pessoas realmente como temer a Deus. Ele perdeu uma oportunidade de levar Israel de volta para Deus. A oportunidade perdida só levou o povo ao pior pecado e finalmente levou-os a enfrentar a ira de Deus.
Pergunto-me quantas vezes perdemos oportunidades para ajudar as pessoas fazer o certo. Ao longo de nossas vidas somos confrontados com oportunidades para ajudar as pessoas, mas nós perdemo-las porque temos medo do que alguém vai dizer. Nós perdermos oportunidades, porque estamos mais preocupados com o que as pessoas vão pensar do que em ensinar-lhes toda a verdade. Nós perdermos oportunidades porque estamos tão ocupados que deixamos as pessoas passar por nós.
Deixe-me lembrá-lo que cada oportunidade deve ser tratada como se fosse a última oportunidade. Você é frequentemente confrontado com oportunidades de ensinar as pessoas a fazer o bem ou de mostrar a alguém como ser salvo, não perca a sua oportunidade. Você nunca sabe se essa será a última oportunidade que a pessoa vai ter. Anos atrás eu testemunhei a um homem, e cinco horas depois de ele ter confessado a Cristo, ele faleceu. Essa foi a sua última oportunidade. E se eu fosse muito tímido para apresentar o Evangelho? E se eu tivesse vergonha de seguir com o Evangelho? Talvez o homem estivesse no inferno agora se eu não tivesse tratado essa oportunidade como a última oportunidade. Cada oportunidade que você tem para ajudar alguém ser salvo ou fazer o certo, você deve tratar como a última oportunidade que eles terão.
Além disso, não trate suas oportunidades sem cuidado fazendo um trabalho pela metade. Sempre que você se depara com uma oportunidade de ajudar alguém, diga-lhes toda a verdade. O sacerdote no verso acima, aparentemente conteve toda a verdade. Você não deve deixar o que as pessoas pensam sobre você impedir-lhe de ensinar as pessoas toda a verdade. Não tenha medo de que eles vão pensar ou fazer, mas obedeça a voz de Deus e diga-lhes toda a verdade.
Finalmente, deixe-me encorajá-lo a pedir a Deus para ajudá-lo a estar ciente de suas oportunidades diárias. Diga a Deus: "Senhor, por favor, ajude-me a ver cada oportunidade que o Senhor enviar ao meu caminho, e ajuda-me a tratá-la com a importância que o Senhor gostaria que eu a tratasse". Esta deve ser sua oração diária. Mantenha os olhos abertos e esteja sempre pronto para tratar todas as oportunidades que o Senhor lhe dá com a maior importância. Trate todas as oportunidades que Deus lhe dá para ajudar alguém como a última. Se você fizer isso, você vai descobrir que você não terá oportunidades perdidas na vida.
Pr. Aldenir Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.