2 Samuel 11:1 - "Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém"
Certa manhã, quando eu estava lendo as Escrituras, eu cheguei a este capítulo e realmente não queria lê-lo. Este é o capítulo onde um dos meus heróis fracassa. Este é um capítulo que eu gostaria de excluir da vida de Davi. Se houvesse uma maneira de eliminar este capítulo, eu gostaria de fazê-lo. Eu quero lembrar a história de Davi e Golias. Eu quero lembrar a amizade entre Davi e Jônatas. Eu quero lembrar as vitórias que Davi teve como rei. Eu não quero lembrar essa marca em sua história. Por mais que eu não queria ler este capítulo, eu sabia que tinha de ler, porque isso também era uma parte de sua vida. Por mais que eu quisesse excluí-lo, eu não posso.
Se houvesse uma maneira de excluir um capítulo na vida de Davi, tudo seria diferente. Pense sobre isso, se pudéssemos eliminar este capítulo da vida de Davi, não haveria a história de Absalão. Se pudéssemos eliminar esta história da vida de Davi, não haveria a história de Tamar sendo contaminada por seu irmão. Se pudéssemos eliminar esta história da vida de Davi, não haveria a história de Davi fugindo por sua vida por causa das ações traiçoeiras de um filho.
Por outro lado, se excluíssemos essa história da vida de Davi não haveria Salomão. Se excluíssemos esta história da vida de Davi não haveria o templo. Se excluíssemos esta história da vida de Davi não haveria Provérbios, Eclesiastes ou Cantares de Salomão. Excluir um capítulo da vida de Davi, traz coisas boas e ruins. Deixe-me apresentar-lhe algumas lições deste pensamento.
Ao olhar para a vida dos grandes homens do passado, não se esqueça de ler a parte que deixou uma marca sobre eles. Sei que isso parece ruim, mas essa marca vai ensinar-lhe lições. Essa marca não só produziu algo ruim, mas provavelmente produziu algum bem. Se você ignorar o capítulo ruim na vida de alguém, você estará ignorando muitas coisas que podem ajudar. O passado tem uma maneira de fazer de uma pessoa um vilão ou um herói nas mentes das pessoas. Você precisa ter certeza de que você leu todo o livro sobre a vida daqueles no passado. Deus nunca excluiu qualquer parte da vida de alguém nas Escrituras. Ele deixou os capítulos ruins da vida deles como lições para aqueles no futuro.
Além disso, tenha cuidado com suas ações de modo que você não tenha um capítulo ruim que alguém vai querer eliminar. Só é preciso uma ação para iniciar um capítulo ruim em sua vida. Uma decisão errada e o capítulo ruim de sua vida começa. Lembre-se sempre que seus filhos vão ter que ler o capítulo ruim em sua vida. Você não quer que eles tenham que carregar esse capítulo ruim por causa de suas más decisões. Da mesma forma, você vai levar o pesar desse capítulo ruim para o resto de sua vida. Viva a sua vida entregue e submetida ao Espírito Santo de Deus, para que você não tenha um capítulo ruim que alguém iria querer excluir.
Finalmente, lembre-se sempre que algo de bom pode vir dos capítulos ruins. Muitas coisas boas aconteceram na vida de Davi após o capítulo ruim. Se ele fosse excluído mudaria muito do bom que foi feito. Deixe-me lembrá-lo que só porque alguém tem um capítulo ruim em sua vida não significa que ele não pode ser usado por Deus. Deus ainda pode usar aqueles que têm capítulos ruins em sua vida. Da mesma forma, se você tiver um capítulo ruim que você gostaria de apagar, lembre-se sempre de que Deus ainda pode usá-lo. A vida ainda não acabou! Há muitas coisas boas que Deus pode fazer através de você, por isso não deixe o diabo derrota-lo por causa de um capítulo ruim.
Sim, eu queria apagar esse capítulo ruim, mas depois de olhar para toda a história, eu descobri que ele é digno de ser mantido. Não pule o capítulo ruim, mas aprenda com ele e faça algo de bom sair dele.
Pr. Aldenir Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.