1 Samuel 18:29 - "temeu muito mais a Davi; e Saul se tornava cada vez mais seu inimigo"
Você conhece alguém que não importa o que você faça, você nunca consegue agradá-lo? Davi deve ter se sentido assim com Saul. Toda a situação com Davi e Saul começou quando ele matou Golias. Depois de derrotar Golias, as mulheres da cidade cantaram que Saul feriu os seus milhares, mas Davi as suas dezenas de milhares. Isso não agradou a Saul. Embora Davi não tivesse nada a ver com essa canção que as mulheres cantavam, esse foi o incidente que fez com que Saul ficasse contra ele. Após esse momento, não importava o que fazia Davi; ele não conseguia mais agradar a Saul. Quando ele tocava harpa, ele não conseguia agradá-lo. Quando Davi rejeitou um compromisso de jantar com Saul e seus homens, isso foi tomado pelo lado pessoal. Olhando através de todo o incidente, você pode ver que Davi ficou perplexo porque ele não conseguia fazer nada para agradar a Saul. Embora não fosse culpa de Davi, ele teve de lidar com Saul por algum tempo.
Querendo ou não você vai lidar com alguém assim, se ainda não lidou com alguém assim, eventualmente, você vai ter que lidar. Esta situação não tem que ser criada por você, mas em um momento ou outro isso vai acontecer. Eu já enfrentei muitas situações como esta. Você pode aparentemente fazer tudo que pode para tentar agradar, mas quanto mais você faz, mais você parece frustrar a situação. Deixe-me dar-lhe algumas ideias sobre como lidar com uma situação como esta.
Primeiro, não tome como algo pessoal. Mais uma vez, pode não ser culpa sua, então você não pode levar pelo lado pessoal. É muito fácil chegar ao ponto onde você leva tudo que a pessoa faz pelo lado pessoal. Se você fizer isso, então você só vai agravar a situação. Você não pode tomar como algo pessoal, porque você não sabe o que a pessoa está enfrentando. Ela pode estar enfrentando sérios problemas em outras áreas da vida, e acontecer de você ser aquele que leva o golpe pela situação. Simplesmente decida não tomar o que a pessoa faz pelo lado pessoal.
Em segundo lugar, certifique-se de não revidar. Quando eu olho para Davi, ele teve todas as oportunidades para acabar com a situação e revidar, mas ele permitiu que Deus cuidasse da situação. Quando você revida, você só vai piorar a situação. Provavelmente haverá muitas vezes quando você vai ter que morder a língua ou se segurar para não revidar, mas você não vai se arrepender ao suprimir quaisquer ações de retaliação.
Em terceiro lugar, peça a Deus para mudar a situação. Sempre que situações como esta acontecem, eu sempre peço a Deus para mudar a pessoa que precisa ser mudada. Eu tenho aprendido que na maioria das situações Deus trabalhou em mim, assim como na vida da outra pessoa. Deus permite situações como esta em nossas vidas para nos melhorar. Se você estiver aberto à ideia de que você poderia estar errado, então Deus pode mudar as áreas que contribuíram para a situação.
Finalmente, faça o bem para a pessoa. Embora a pessoa possa não querer a sua ajuda, ela não pode impedi-lo de fazer o bem por ela. Encontre algo que você pode ajudá-la. Nem sempre tem que ser na área de dar as coisas para ela, poderia ser na área de fazer algo por ela nos bastidores. Deus pode usar os seus esforços para reverter a situação.
Faça o que fizer, não desista de tentar transformar uma relação como esta. Sempre faça o certo, não importa o que a pessoa faça. Quando você ficar frustrado ao ponto de desistir, então, seja honesto com Deus e diga-lhe como você se sente. Se você continuar trabalhando para reparar esta situação, eventualmente, você pode se beneficiar ao transformar uma relação tumultuada em um grande relacionamento.
Pr. Ademir Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.